Como Melhorar a Saúde mental e Emocional

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Como Melhorar a Saúde mental e Emocional

Estratégias e Dicas para uma boa saúde mental e emocional.

Melhore a Saúde mental e Emocional

As pessoas que estão emocionalmente saudável está no controle de suas emoções e seu comportamento. Elas são capazes de lidar com os desafios da vida, construir relacionamentos fortes, e se recuperar de reveses. Mas, assim como é preciso esforço para construir ou manter a saúde física, assim é com a saúde mental e emocional. Melhorar a sua saúde emocional pode ser uma experiência gratificante, beneficiando todos os aspectos de sua vida, incluindo a melhorar o seu humor, a construção de resiliência, e adicionar a sua apreciação global da vida.

O que é a saúde mental ou saúde emocional?

A saúde mental ou emocional refere-se ao seu bem-estar psicológico em geral. Ele inclui a maneira como você se sente sobre si, a qualidade de seus relacionamentos, e sua capacidade de gerir os seus sentimentos e lidar com as dificuldades.

Boa saúde mental não é apenas a ausência de problemas de saúde mental. Sendo mental ou emocionalmente saudável é muito mais do que ser livre de depressão, ansiedade ou outros problemas psicológicos. Mais do que a ausência de doença mental, saúde mental e emocional refere-se à presença de características positivas. Da mesma forma, não se sentindo mal não é o mesmo que sentimento bem. Enquanto algumas pessoas podem não ter sentimentos negativos, elas ainda precisam fazer coisas que os fazem se sentir positiva, a fim de conseguir a saúde mental e emocional.

As pessoas que são mentalmente e emocionalmente saudáveis têm:

A sensação de contentamento emocional

Um prazer de viver e a capacidade de rir e se divertir

A capacidade de lidar com o estresse e recuperar das adversidades

Um senso de significado e propósito, em ambas as suas atividades e suas relações

A flexibilidade para aprender coisas novas e se adaptarem à mudança

Um equilíbrio entre trabalho e lazer, descanso e atividade, etc.

A capacidade de construir e manter relacionamentos gratificantes

A auto-confiança e auto-estima elevada

Estas características positivas de saúde mental e emocional permitir-lhe participar na vida em toda a extensão possível através de produtivas, atividades significativas e relacionamentos fortes. Essas características positivas também ajudam a lidar quando confrontado com os desafios da vida e tensões.

O papel da resistência em saúde mental e emocional

Ser emocionalmente e mentalmente saudável não significa nunca mais passar por maus momentos ou com problemas emocionais. Todos nós passamos por decepções, perdas e mudanças. E enquanto estas são partes normais da vida, eles ainda podem causar tristeza, ansiedade e estresse.

A diferença é que as pessoas com boa saúde emocional têm uma capacidade de recuperar das adversidades, trauma e stress. Esta habilidade é chamada de resiliência. As pessoas que são emocionalmente e mentalmente saudáveis têm as ferramentas para lidar com situações difíceis e mantendo uma perspectiva positiva. Elas mantem o foco, flexível e criativo nos maus momentos, assim como nos bons isso é equilíbrio mental, isso é saúde mental.

Um dos fatores-chave na resiliência é a capacidade de equilibrar o stress e as suas emoções. A capacidade de reconhecer suas emoções e expressá-las de forma adequada ajuda a evitar ficar presos em depressão, ansiedade ou outros estados de humor negativos. Outro fator fundamental é ter uma rede de apoio forte. Ter pessoas de confiança que você pode girar para o incentivo e apoio irá aumentar a sua capacidade de resistência em tempos difíceis.

A timidez é um fator que desequilibra a saúde mental e emocional leia nosso artigo como superar a timidez clicando AQUI

A saúde física está ligada à saúde mental e emocional

As pessoas que trabalham e cuida do seu corpo com atividades é um poderoso primeiro passo para a saúde mental e emocional. A mente e o corpo estão ligados. Quando você melhorar a sua saúde física, você vai experimentar automaticamente um maior bem-estar mental e emocional. Por exemplo, o exercício não só fortalece o coração e os pulmões, mas também libera endorfinas, substâncias químicas poderosas que nos energizam e levantar o nosso humor.

As atividades que você participa, e as escolhas diárias que você faz, afetam a maneira como você se sente fisicamente e emocionalmente.

Descanse bastante.

Para ter uma boa saúde mental e emocional, é importante cuidar do seu corpo. Isso inclui dormir o suficiente. A maioria das pessoas precisa de sete a oito horas de sono por noite para funcionar de forma otimizada.

Saiba mais sobre boa nutrição e praticá-la. O tema da nutrição é complicado e nem sempre fácil de colocar em prática. Mas quanto mais você aprender sobre o que você come e como isso afeta a sua energia e humor, o melhor que você pode sentir.

Exercícios para aliviar o stress e levantar o seu humor. O exercício físico é um poderoso antídoto para o estresse, ansiedade e depressão. Olhe para as pequenas maneiras de adicionar atividade no seu dia, como tomar as escadas em vez do elevador ou sair de uma curta caminhada. Para obter os benefícios de saúde mentais, o objetivo é de 30 minutos ou mais de exercício por dia.

Obter uma dose de luz solar diariamente. Eleva seu humor, de modo a tentar obter pelo menos 15 a 20 minutos de sol por dia. Isso pode ser feito durante o exercício, jardinagem, ou socializar.

Eliminar o álcool, café, cigarros e outras drogas. Estes são estimulantes que podem anormalmente fazem você se sentir bem no curto prazo, mas têm consequências negativas em longo prazo para o humor e saúde emocional.

Melhorar a saúde mental e emocional por cuidar de si mesmo

A fim de manter e reforçar a sua saúde mental e emocional, é importante prestar atenção a suas próprias necessidades e sentimentos. Não deixe que o estresse e emoções negativas se acumulem. Tente manter um equilíbrio entre as suas responsabilidades diárias e as coisas que você gosta. Se você cuidar de si mesmo, você estará melhor preparado para lidar com os desafios se, e quando, eles surgem.

Cuidar de si mesmo inclui buscar atividades que naturalmente libera endorfinas e contribuem para se sentir bem. Além de exercícios físicos, as endorfinas também são naturalmente liberadas quando:

Faça coisas que impactam positivamente outros. Ser útil aos outros e sendo valorizado pelo que você faz pode ajudar a construir a auto-estima.

Praticar auto-disciplina. O autocontrole leva naturalmente a um sentimento de esperança e pode ajudá-lo a superar o desespero, desamparo e outros pensamentos negativos que afeta a saúde mental e emocional.

Aprender ou descobrir coisas novas. Pense nisso como “doce intelectual”. Tente fazer uma aula de educação de adultos, participar de um clube do livro, visitar um museu, aprender uma nova língua, ou simplesmente viajar para algum lugar novo.

Aprecie a beleza da natureza ou da arte. Estudos mostram que simplesmente andando através de um jardim pode reduzir a pressão arterial e reduzir o estresse. O mesmo vale para passear por um parque ou uma galeria de arte, caminhadas, admiranda a arquitetura, ou sentado em uma praia.

Gerencie seus níveis de estresse. Estresse leva um pesado tributo sobre a saúde mental e emocional, por isso é importante mantê-lo sob controle. Embora nem todos os fatores de stress pode ser evitado, as estratégias de gestão de stress pode ajudá-lo a trazer as coisas de volta ao equilíbrio.

Limitar hábitos mentais saudáveis ​​como preocupantes. Tente evitar serem absorvidos por hábitos negativos repetitivos mentais pensamentos sobre si mesmo e o mundo que sugam o tempo, drenar a sua energia, e desencadear sentimentos de ansiedade, medo e depressão.

Mais dicas e estratégias para cuidar de si mesmo para ter saúde mental e emocional

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Apelar para os seus sentidos. Mantenha-se calmo e energizado por apelar aos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Ouça a música que eleva seu humor, colocar flores em que você vai ver e sentir o cheiro delas, massagem suas mãos e pés, ou saborear uma bebida quente.

Envolver-se em sentido, o trabalho criativo. Fazer as coisas que desafiam a sua criatividade faz você se sentir produtivo, se está ou não a ser pago por isso, coisas como jardinagem, desenho, escrita, tocar um instrumento, ou a construção de algo em sua oficina.

Obter um animal de estimação. Sim, animais de estimação são uma responsabilidade, mas cuidar de um faz você se sentir necessário e amado. Não há amor tão incondicional como o amor de um animal de estimação pode dar. Os animais também podem levá-lo para fora de casa para o exercício e expô-lo a novas pessoas e lugares.

Fazer do tempo de lazer uma prioridade. Fazer as coisas por nenhuma outra razão do que isso é bom para você. Assistir  um filme engraçado, dar um passeio na praia, ouvir música, ler um bom livro, ou conversar com um amigo tudo isso ajuda a melhorar a saúde mental e emocional.

Arranje tempo para a contemplação e apreciação. Pense sobre as coisas que você é grato para Meditar, orar, desfrutar do sol, ou simplesmente ter um momento para prestar atenção ao que é bom, positivo, e bonito como você aproveita sobre o seu dia.

Todo mundo é diferente; nem todas as coisas será igualmente benéfica para todas as pessoas. Algumas pessoas se sentem melhor ao relaxar e abrandar, enquanto outros precisam de mais atividade e mais excitação ou estimulação para se sentir melhor. O importante é encontrar atividades que você goste e que lhe dar um impulso.

Relações de apoio: A fundação da saúde emocional

Não importa quanto tempo você dedica a melhorar a sua saúde mental e emocional, você ainda vai precisar da companhia dos outros para se sentir e ser o seu melhor. Os seres humanos são criaturas sociais com uma necessidade emocional de relacionamentos e conexões positivas para os outros. Nós não fomos feitos para sobreviver, e muito menos prosperar, em isolamento. Nossos cérebros sociais anseiam companheirismo, mesmo quando a experiência nos fez tímido e desconfiado dos outros.

Interação social, especificamente falando com alguém sobre seus problemas pode também ajudar a reduzir o estresse. A chave é encontrar um relacionamento de suporte com alguém que é um “bom ouvinte” – alguém que você pode falar regularmente, de preferência cara-a-cara, que vai ouvir você sem uma agenda pré-existente para como você deve pensar ou sentir. Um bom ouvinte vai ouvir os sentimentos por trás de suas palavras, e não irá interromper ou fazer juiz ou criticá-lo. A melhor maneira de encontrar um bom ouvinte? Seja um bom ouvinte se. Desenvolva uma amizade com alguém que você pode falar com regularidade, e, em seguida, ouvir e apoiar uns aos outros.

Dicas e estratégias para se conectar a outros:

Saia de trás da sua TV ou tela do computador. eles têm o seu lugar, mas eles nunca terão o mesmo efeito que uma expressão de interesse ou um toque reconfortante. A comunicação é uma experiência em grande parte não-verbal que exige que você esteja em contato direto com outras pessoas, por isso, não descuide de seus relacionamentos do mundo real em favor de interação virtual.

Gaste tempo diário, cara-a-cara, com pessoas que você gosta. Faça passar o tempo com pessoas que você gosta de uma prioridade. Escolha amigos, vizinhos, colegas e familiares que são otimista, positiva e interessada em você. Tire um tempo para obter informações sobre pessoas que você encontra durante o dia que você gosta.

Voluntário. Fazer algo que ajuda os outros tem um efeito benéfico sobre a forma como você se sente sobre si mesmo. O significado e propósito que você encontrar em ajudar os outros irão enriquecer e expandir a sua vida. Não há limite para as oportunidades voluntárias individuais e de grupo você pode explorar. Escolas, igrejas, organizações sem fins lucrativos e organização de caridade de todos os tipos dependem de voluntários para a sua sobrevivência.

Seja um marceneiro. Junte-se em rede, ação social, conservação e grupos de interesses especiais que atendem em uma base regular. Estes grupos oferecem oportunidades maravilhosas para encontrar pessoas com interesses comuns que as pessoas-gosto de estar com que são potenciais amigos.

Fatores de risco para problemas mentais e emocionais

Sua saúde mental e emocional tem sido e continuará a ser moldado por suas experiências. Experiências da primeira infância são especialmente significativos. Os fatores genéticos e biológicos também podem desempenhar um papel, mas estes também podem ser alteradas por experiência.

Os fatores de risco que podem comprometer a saúde mental e emocional:

Má conexão ou acessório para o seu guarda preliminar no início da vida. Sentindo-se solitário, isolado, inseguro, confuso ou abusado como um bebê ou criança pequena.

Traumas ou prejuízos graves, especialmente cedo na vida. A morte de um dos pais ou de outras experiências traumáticas, como a guerra ou de hospitalização.

Aprendeu sem ajuda. As experiências negativas que levam a uma crença de que você é impotente e que você tem pouco controle sobre as situações em sua vida.

Doença, especialmente quando é crônica, incapacitante, ou isola-lo de outros.

Efeitos colaterais de medicamentos, especialmente em pessoas mais velhas, que pode tomar uma variedade de medicamentos.

Abuso de substâncias. Abuso de álcool e drogas pode tanto causar problemas de saúde mental e fazer preexistente problemas mentais ou emocionais pior.

Quaisquer que sejam os fatores internos ou externos que moldaram a sua saúde mental e emocional, nunca são tarde demais para fazer alterações que irão melhorar o seu bem-estar psicológico. Os fatores de risco podem ser combatidos com fatores de proteção, como relacionamentos fortes e um estilo de vida saudável, e estratégias de enfrentamento para gerenciar o estresse e emoções negativas.

Quando procurar ajuda profissional para problemas emocionais e mentais?

Caso você tenha feito esforços consistentes para melhorar a sua saúde mental e emocional e você ainda não se sente bem, então é hora de procurar ajuda profissional. Porque estamos tão socialmente sintonizados, a entrada de um experiente, cuidado profissional pode motivar-nos a fazer as coisas que não foram capazes de fazer por conta própria.

 

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