20 Dicas para Exercício Físico

20 Dicas para Exercício Físico

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Sabemos que o exercício físico é excelente para a saúde abaixo algumas dicas de exercícios para você.

Experimente estas dicas de exercícios físicas para incorporar mais exercício físico na sua rotina e tirar maior proveito da vida

  1. Escolha atividades física que gosta.Muitas coisas contam como exercício: caminhada, corrida, jardinagem, bicicleta, basquetebol. Para tornar mais fácil mexer-se, escolha o que mexe consigo. Opte por atividades físicas que se ajustem à sua identidade e necessidade. Imagina-se a ir para o trabalho de bicicleta? Ou estar num ginásio com roupas de treino?
  2. Faça várias sessões de exercícios. Não precisa fazer todo o exercício de uma só vez. Dez minutos de manhã, à tarde e no final do dia beneficiam tanto como 30 minutos de uma só vez.

    3. Treine com um parceiro. Encontrar companhia para os treinos ajuda e motiva-o para sair de casa e o exercício se torna mais prazeroso.

    4. Caminhe energicamente.  Quando caminhar, faça-o de forma enérgica, ajudando a controlar o peso mais do que caminhar num passo vagaroso. Até que ponto deve ser enérgico? Caminhe como se estivesse um pouco atrasado para um encontro. Com o tempo, vai-se habituar a um passo mais acelerado ate pequenos piques de corrida faz soar a camiseta.

    5. Aproveite a hora de almoço para fazer exercícios físicos. Não passe toda a hora do almoço sentado. Vá ao ginásio ou faça uma caminhada de 20 minutos com colegas de trabalho. Só depois é que almoça.

    6. Use um pedómetro ao fazer exercício caminhada.  Os contadores de passos, pedómetros, são baratos e fáceis de usar. Mais ainda, ajudam a controlar o nível de atividade. Aponte para 7 mil passos por dia, ou mais.

    7. Use as escadas para exercitar-se. Sempre que possível suba pelas escadas em vez de elevadores ou escadas rolantes.

    8. Desligue a televisão, computador e smart phone. Reduzir tempo ocioso é uma excelente forma de diminuir o tempo sentado. Troque tempo de ociosidade, por tempo ativo. Vá ao ginásio ou dê  uma volta pela casa.

    9. Desça na parada anterior.  Quando for de ônibus ou metrô, desça uma ou duas paradas  antes  do destino e caminhe o resto do percurso.

    10. Estacione mais longe.
     Se vai de carro para o trabalho, estacione propositadamente um pouco mais longe do escritório. Pode parecer pouco, mas ao longo das semanas e meses estes minuto extra de exercício contam e você se sentirá melhor e mais disposto.

    11. Faça você mesmo. Considere a compra de aparelhos cardiovasculares para casa, tais como elíptica, bicicleta fixa, ou tapete rolante. Os modelos para casa são mais razoáveis do que se pensa e o efeito conveniência conta bastante. Porém lembre-se que os modelos mais baratos tendem a ser menos resistentes fazer exercícios em casa é uma excelente opção.

    12. Divirta-se e exercite-se. Experimente um desporto novo como ténis ou patins. Quanto mais gostar do exercício, maior a probabilidade de o praticar regularmente.

    13. Faça exercícios socialmente. De manha ou à tarde, caminhe com um amigo, mulher/marido ou com a sua família.

    14. Inscreva-se numa aula. Verifique os horários das aulas da escola de dança ou do ginásio mais próximo. Vai ver que a estrutura de uma aula ajudam-no a aprender a atividade e mantem-no mais controlado.

    15. Transforme tempo sentado em tempo ativo. Quando estiver ocupado, tente combinar exercício cardiovascular com a atividade sedentária que está fazendo. Salte para o aparelho de ginástica de casa enquanto estiver vendo televisão, ler ou a falar ao telefone.

    16. Mantenha um registo do exercício. Monitorizar a quantidade de atividade física que faz diariamente ajuda-o a fazer escolhas mais responsáveis.

    17. Dê as suas voltas a pé ou de bicicleta.  Deixe o carro em casa para percursos inferiores a 2-3 quilómetros. Trate dos seus assuntos pendentes enquanto pratica exercício físico.

    18. Pergunte a especialistas.  Contratar um personal trainer para uma ou duas sessões ajudam-no a encontrar o melhor treino de pesos ou de flexibilidade. Quando se sentir com confiança, treina sozinho.

    19. Introduza o exercício na sua agenda.  Reserve tempo do seu dia  para exercício físico e anote-o na agenda tenha uma vida programada.

    20. Atribua um prémio.
     Estabeleça metas de curto prazo e recompense-se quando as atingir.  Procure um evento específico para participar tal como uma corrida, ou um passeio a pé  para manter a sua motivação. Escolha prémios focados em fitness, tais como um novo equipamento de treino, ou um monitor cardíaco.

O que não podemos de deixar é de fazer exercícios, pois ao deixa-lo nos tornamos sedentários e abrimos a porta para doenças.

 

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